segunda-feira, 20 de setembro de 2010

QUAL A CENA INESQUECÍVEL DE SUA INFÂNCIA?

Recordo de muitos momentos da minha infância... Não sei bem se já comentei aqui, mais vez em quando tenho lapsos ao tentar relembrar de coisas que não foram tão marcantes em meu dia a dia. Desta feita, lembrar da minha infância não foi tão difícil, afinal... qual a melhor fase de nossa vida que de modo nostalgico nos faz ter tanta saudade!

Essa semama lembrei de uma cena que me fez ter muita saudade de uma pessoa: PITUCA


A minha infância foi de uma filha única, de pais plantonistas(médico e psicóloga) e de uma "bá" tão querida como a PITUCA (pseudônimo de Sandra).

Minha querida Pituca ficou com nossa família dos 17 anos até os 24 anos, contando de uma maneira geral até porque ela teve tantas aventuras ao longo de todos esses anos - NAMOROU, CURTIU FUNK (e me ensinou a dança-lo), CASOU, DESCASOU e por aí vai. O fato é que semana passada foi o aniversário dela e a ultima vez que a vi, foi quando ela passou as férias do meio do ano conosco (leia-se minha família) em Natal-RN. Nesse tempo ela já estava tão enrolada com seu futuro marido que o mesmo foi busca-la na cidade e a pediu novamente em casamento (parece que ela não aceitou a primeira vez).

Como a procurei na internet, fazem anos que não tenho contato com ela. Na época lembrada anteriormente, eu tinha os meus 13 anos... hoje tenho 25 anos...

Senti muita saudade dela essa semana, por um motivo tão bobo!

Estou morando no Rio de Janeiro, desta vez morando sozinha durante o tempo da minha Especialização na UERJ... passei outro dia pela Rua da Alfândega e lembrei da primeira vez que fui no SAARA foi com ela, para comprar uma fantasia de carnaval! Iria ter um bailinho no meu prédio e fomos lá naquela loucura que é o centro da cidade(um parêntese rápido - VOCÊ QUE NUNCA ESTEVE NO SAARA OU EM UMA 25 DE MARÇO E NÃO TEM NENHUMA NOÇÃO DO QUE ESTOU FALANDO, PENSE EM UM MILHÃO DE PESSOAS TODOS ANDANDO EM MEIO A UM BARULHO GIGANTE E TODOS OS CHEIROS DO MUNDO - SEM CONTAR TODA A LOUCURA QUE É UM COMÉRCIO POPULAR).

Tá vou confessar: EU HOJE GOSTO DE IR COMPRAR BUGIGANGA lá (risos)!!

Naquela época, eu tinha meus 8 anos e meus pais estavam na EUROPA e a PITUCA ficou comigo durante os primeiros meses, depois meu queridíssimo avÔ também veio dar uma forçinha (meus pais passaram quase 4 meses por lá); conheci aquela bagunçada rua e fiquei eufórica!!
Tive assunto para o mÊs inteiro no BATISTA (colégio no RIO) e nunca esqueci de tudo que aprendi:

1ª. percebi que aqueles ruas tem um odor (não é fétido não - algumas delas) inconfundível;
2ª. que o lugar de encontrar "buginganga" (como diria meu avÔ Newton) é lá;
3ª. que o dia em que fosse conhecer a 25 de março perceberia o quanto o comércio de rua é inigualável (para quem gosta de comércio);
4ª. andar com a Pituca seria a tarefa mais difícil (ela usava um shortinho bem "década de 90" no RIO = SHORT DE FUNKEIRA e todos os homens do mundo iriam mecher com ela e eu ficaria muito sem graça);
5ª. escolher a fantasia sem sua mãe é muito ruim (mãe é mãe nessa hora e a minha entendia tudo de fantasia);
6ª. como é intensa a vida dos trabalhadores daquelas ruas;
7ª. Andar de metrô a primeira vez - é tão engraçado!;
8ª. Pegar um ônibus na hora de pico não se deve fazer nunca;
9ª. Atenção com pequenas coisas é imprescindível por lá;
10ª. e por fim, ter alguém que por mais que seja paga para ser sua protetora, consegue ter por você um carinho tão sincero e lhe proporcionar coisas tão despretenciosas torna tudo tão inesquecíveis!

PITUCA POR ONDE VOCÊ ANDA?!?!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Luana minha linda, quero agradecer a tua presença no Chá das Cinco para começar agradeço o teu comentário também, esperarei a cada postagem a tua opinião viu?
    Menina, sou encantada com as promoções e novidades do Saara, fico como pinto no lixo na Rua da ALFÂNDEGA, OUVIDOR e no mercado popular atravessando a Av. Getulho Vargas. É um mundo separado, são tantas novidades,bom preço que até perdemos a hora de voltar pra casa.
    Os camelôs que abrem as barracas a noite vendem ótimos produtos como bolsas e óculos.
    E as propagandas na rádio Saara? Já ouviu as propagandas das cangas Bali Java? rs
    E as dos tecidos Caçula? Elas repetem o nome "Caçula" milhões de vezes rs

    Disputamos lugar com os caras que empuram o carrinho de mercadorias que chegam a todo momento, mas vale a pena tudo isso quando olhamos as sacolas recheadas de bugingangas lindas que fazem tanta diferença.
    E o lanchinho então? Esfirras árabes com uma Coca bem gelada é o máximo depois de um dia inteiro de compras.
    Adorei o texto, você tem toda razão em sentir falta desse tempo, deve ter sido muito bom...
    Acho que ainda nos esbarraremos nesse lugar mágico...


    Grande beijo minha querida
    Amigas?
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir