domingo, 6 de julho de 2008

Por Fla Wonka -


quinta-feira, 29 de maio de 2008Nomes incelebráveis
Soube de uma pessoa que está grávida e terá uma meninina muito em breve. Só não sabe ainda se ela vai se chamar Juscelina ou Trinidad. Todo mundo que soube quase vomitou de horror por causa das opções. Mas se a mulher em questão fosse celebridade, ninguém poderia falar nada. Certamente iriam achar “exótico”. Será?
O que eu sei é que filho de celebridade já nasce marcado. É ruim de encontrar um John, uma Mary ou mesmo um angelical Gabriel. A coisa de nomear os bebês virou uma disputa acirrada – em termos de bizarrice, claro. David Beckham e a Dona Doida, por exemplo. Com tanto nome bonito na Inglaterra, seus três moleques foram se chamar Cruz, Brooklyn e Romeo. Ok, Romeo se deu bem, porque Cruz e Brooklyn, com esses nomes, logo serão líderes de gangue.
É questão de gosto? É. Porque todo mundo malhou a Julia Roberts quando ela anunciou seus gêmeos Hazel e Phinneas. Desculpa, mas perto do filho do Robert Rodriguez, que se chama Rocket (Rodriguez), a dupla ficou até singela. O nome da garota é uma castanhazinha e o dele, igual ao do personagem mais bacana de Julio Verne. Uma graça.
Também passam incólumes aqueles que são frutos de bicho-grilo. A filha de Gwyneth Paltrow (que por si só já tem um nome difícil) se chama Apple. A maçãzinha da mamãe. É comestível, mas é fofo. O filho de Forest Whitaker é Ocean. Não chega a revirar o estômago, poxa.
Mas, gente, a atriz Shannyn Sossamon deu ao bebê dela o nome de Audio Science. Sério, Audio Science. Perto disso, o Mano Vladimir de Marisa Monte e Zabelê, Sarah Shiva e Nana Shara de Baby Consuelo ficaram até graciosos. Audio Science? Eu processava a família e usava a grana para contratar matadores de aluguel. Shannyn acha engraçadinho ter nome pirado? Já viu como escrevem o SEU nome, moça?
É que nenhum desses famosos quer pagar de repetitivo. Ozzy deve ter dado aos filhos os nomes de Jack, Kelly e Aimee porque vivia chapado. Senão, com certeza teriam se chamado... sei lá, Batman, Satan e... Audio Science.
Essa ojeriza por nomes comuns faz os estrelados pirarem. Sabe como chamam as filha de Frank Zappa? Moon Unit e Diva Muffin. E o filho do ator Jason Lee? Pilot. Espera, tem mais: Pilot Inspektor. Pilot Inspektor Riesgraf Lee. Interna logo em um colégio militar, mas não faz isso com a criança, né?
Nicholas Cage deu ao filhinho o nome de Kal-el. Isso, igual ao do Super-Homem quando este ainda era habitante de Krypton. Sei lá, é diferente, mas vai suscitar um sem-número de piadinhas quando o Menino-de-Aço começar a freqüentar a escola. Torçamos para que ele estude na mesma classe do Pilot Inspektor, assim tem outro para ser motivo de chacota em seu lugar. E esta será, então, a lista de chamada mais célebre e alucinada de todos os tempos.
------------
Por Lú Lemos -

Relendo esse texto, lembrei dos nomes estranhos que conheço...
Tem Jamaica Lana, Rivonaldo, Lindolfo, Chistofer (escrito assim mesmo), Luamar, Lucimalra, Valdirene (esse é classico), Priscesca (kkkkkkkkk) e por aí vai.

Percebemos com isso o quanto o brasileiro é criativo ou exótico mesmo. Nomes convencionais não colam, afinal existem tantas "Marianas e Marinas" no mundo...

Alguem deveria escrever sobre os nomes pitorescos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário